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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SESCON-SP sugere criação de “Simples Social” -> Percentual de Tributos sobre o Preço Final: -> Marcha à ré -> São Paulo sai na frente e lança portal contador amigo -> OS CORREGEDORES DA HISTÓRIA


HÁ CINCO ANOS

Cada asno, con su tamaño

Não se bota anel de ouro em focinho de porco

SESCON-SP sugere criação de “Simples Social” - http://www.jornalcontabil.com.br/v2/Contabilidade-News/1367.html
    Segundo o presidente do SESCON-SP, José Maria Chapina Alcazar, um sistema simplificado de tributos, nos moldes do Simples Nacional, direcionado às entidades do terceiro setor, seria um grande descomplicador e alavancador da justiça social no País.
    “As entidades deste segmento fazem um trabalho importante, que supre e complementa os serviços sociais de dever do Estado, desta forma, precisam de incentivo e simplificação, tanto nas questões tributárias como nas de ordem burocrática”, diz ele.
    A sugestão de criação do novo regime foi feita durante o 6° Encontro Paulista de Fundações, realizado no fim de agosto, pelo presidente do SESCON-SP, em conjunto com a presidente da Associação Paulista de Fundações – APF, Dora Silvia Cunha Bueno.
    O “Simples Social”, de acordo com o líder setorial, traria tratamento diferenciado para as entidades do terceiro setor, por exemplo, com redução do custo de suas folhas de pagamento e desburocratização na obtenção e renovação dos certificados de registro da organização. Chapina Alcazar destaca que a Lei Federal 12.101/2009 trouxe ainda mais complexidade para as instituições.
    “O terceiro setor vem passando por uma forte regulamentação, interferência e gerência do Estado em termos de prestações de contas e, mais uma vez em nosso País, as entidades sérias acabam pagando pelos erros de uma minoria”, argumenta Chapina Alcazar, frisando que o SESCON-SP e as demais entidades da Frente Brasileira do Terceiro Setor estão unidas para defender os direitos e lutar pela valorização da categoria. “Quando o governo não faz a sua parte, devemos dar condições para que outros o façam, e é exatamente isso que estamos buscando, em nome das instituições filantrópicas”, explica o empresário contábil.
    A FBTS é um movimento apartidário formado por entidades de vários setores da sociedade que visa elaborar, propor e viabilizar a implantação, a execução e a avaliação do cumprimento de políticas públicas de garantia dos direitos sociais e individuais, bem como a valorização e o resgate do Terceiro Setor. O SESCON-SP secretaria os trabalhos do grupo.

Percentual de Tributos sobre o Preço Final: - http://piletasblog.blogspot.com/2011/08/percentual-de-tributos-sobre-o-preco.html

PRODUTO : Tributos/preço final (impostos no Brasil )
    TRANSPORTES
Passagens aéreas ________________________________ 8,65%
Transporte Rod. Interestadual Passageiros ____________ 16,65%
Transporte Rod. Interestadual Cargas _______________ 21,65%
Transporte Aéreo de Cargas _______________________ 8,65%
Transp. Urbano Passag. – Metropolitano _____________ 22,98%
    PRODUTOS ALIMENTÍCIOS BÁSICOS
Carne bovina ___________________________________ 18,63%
Frango ______________________________________ 17,91%
Peixe ______________________________________ 18,02%
Sal ______________________________________ 29,48%
Trigo__________________________________________ 34,47%
Arroz_________________________________________ 18%
Óleo de soja____________________________________ 37,18%
Farinha ________________________________________ 34,47%
Feijão _________________________________________ 18%
Açúcar ________________________________________ 40,4%
Leite _________________________________________ 33,63%
Café __________________________________________ 36,52%
Macarrão_______________________________________ 35,20%
Margarina _____________________________________ 37,18%
Margarina _____________________________________ 37,18%
Molho de tomate ________________________________ 36,66%
Ervilha ________________________________________ 35,86%
Milho Verde ___________________________________ 37,37%
Biscoito _______________________________________ 38,5%
Chocolate _____________________________________ 32%
Achocolatado __________________________________ 37,84%
Ovos__________________________________________ 21,79%
Frutas _________________________________________ 22,98%
    PRODUTOS : HIGIENE E LIMPEZA
Sabonete ______________________________________ 42%
Xampu _______________________________________ 52,35%
Condicionador _________________________________ 47,01%
Desodorante ___________________________________ 47,25%
Aparelho de barbear _____________________________ 41,98%
Papel Higiênico ________________________________ 40,50%
Pasta de Dente _________________________________ 42,00%
Álcool ________________________________________ 43,28%
Detergente _____________________________________ 40,50%
Saponáceo _____________________________________ 40,50%
Sabão em barra _________________________________ 40,50%
Sabão em pó ___________________________________ 42,27%
Desinfetante ___________________________________ 37,84%
Água sanitária __________________________________ 37,84%
Esponja de aço _________________________________ 44,35%
    MATERIAL ESCOLAR
Caneta ________________________________________ 48,69%
Lápis _________________________________________ 36,19%
Borracha ______________________________________ 44,39%
Estojo ________________________________________ 41,53%
Pastas plásticas _________________________________ 41,17%
Agenda _______________________________________ 44,39%
Papel sulfite ____________________________________ 38,97%
Livros ________________________________________ 13,18%
Papel _________________________________________ 38,97%
Agenda _______________________________________ 44,39%
Mochilas ______________________________________ 40,82%
Régua ________________________________________ 45,85%
Pincel ________________________________________ 36,90%
Tinta plástica ___________________________________ 37,42%
Móveis (estantes, cama, armários) ___________________ 37,56%
Mensalidade Escolar _____________________________ 37,68% (ISS DE 5%)
    BEBIDAS
Refresco em pó _________________________________ 38,32%
Suco __________________________________________ 37,84%
Água _________________________________________ 45,11%
Cerveja _______________________________________ 56%
Cachaça _______________________________________ 83,07%
Refrigerante ____________________________________ 47%
    LOUÇAS
Pratos _________________________________________ 44,76%
Copos ________________________________________ 45,60%
Garrafa térmica _________________________________ 43,16%
Talheres _______________________________________ 42,70%
Panelas ________________________________________ 44,47%
    PRODUTOS DE CAMA, MESA E BANHO
Toalhas - (mesa e banho) __________________________ 36,33%
Lençol ________________________________________ 37,51%
Travesseiro _____________________________________ 36%
Cobertor ______________________________________ 37,42%
    ELETRODOMÉSTICOS
Fogão ________________________________________ 39,50%
Microondas ____________________________________ 56,99%
Ferro de Passar _________________________________ 44,35%
Telefone Celular ________________________________ 41,00%
Liquidificador __________________________________ 43,64%
Ventilador _____________________________________ 43,16%
Refrigerador ___________________________________ 47,06%
Vídeo-cassete __________________________________ 52,06%
Aparelho de som _______________________________ 38,00%
Computador ___________________________________ 38,00%
Batedeira ______________________________________ 43,64%
Roupas _______________________________________ 37,84%
Sapatos _______________________________________ 37,37%
    MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Casa popular ___________________________________ 49,02%
Telha _________________________________________ 34,47%
Tijolo ________________________________________ 34,23%
Vaso sanitário __________________________________ 44,11%
Tinta _________________________________________ 45,77%
    SERVIÇOS
CONTA DE ÁGUA _____________________________ 29,83%
CONTA DE LUZ _______________________________ 45,81%
CONTA DE TELEFONE ________________________ 47,87%
Gasolina _______________________________________ 57,03%
      OUTROS
CD ___________________________________________ 47,25%
DVD _________________________________________ 51,59%
Brinquedos ____________________________________ 41,98%
MEDICAMENTOS _____________________________ 36%
Cigarro _______________________________________ 81,68%
Fertilizantes ___________________________________ 27,07%
Mesa de Madeira _______________________________ 30,57%
Cadeira de Madeira _____________________________ 30,57%
Sofá de Madeira/plástico _________________________ 34,50%
Armário de Madeira ____________________________ 30,57%
Cama de Madeira________________________________ 30,57%
Motocicleta de até 125 cc _________________________ 44,40%
Motocicleta acima de 125 cc _______________________ 49,78%
Bicicleta _______________________________________ 34,50%
Vassoura ______________________________________ 26,25%
Tapete ________________________________________ 34,50%
Automóvel _____________________________________ 43,63%
    ALÉM DESTAS COISAS, VC AINDA PAGA DE 15% A 27,5% DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE SEU SALÁRIO!
O GOVERNO NÃO PRESTA OS SERVIÇOS 
Porém
VOCÊ PAGA O SEU PLANO SEU SAÚDE, O COLÉGIO DOS SEUS FILHOS, A SEGURANÇA DA RUA, IPVA, IPTU, INSS, FGTS, ETC., etc., E ELES QUEREM A CPMF OUTRA VEZ!
    Isso está aí há muitos anos, e ninguém faz nada para mudar!!! O Congresso zomba de nós todos os dias! Até quando vamos aceitar isso ? Enquanto o povo não se mobilizar , ELES continuarão nos fazendo de escravos. Pois para ELES, é isso que somos.
    A mudança do Brasil só depende de nós!! Vamos começar com Impostos destacados na Nota Fiscal !!.

Marcha à ré - http://www.istoe.com.br/reportagens/162578_MARCHA+A+RE
    O aumento do IPI dos carros importados provoca uma onda de indignação e ameaça levar o Brasil de volta aos tempos dos automóveis caros e sem tecnologia
Mariana Queiroz Barboza
    No balanço das ações do governo na condução da política econômica, não é exagero dizer que, nos últimos anos, o número de acertos foi muito superior ao de erros. Se o País encontrou uma rota segura de crescimento, isso se deve essencialmente a um conjunto de medidas providenciais – a abertura da economia na década de 90, o cerco à inflação do Plano Real, a ampliação do crédito e o combate à pobreza em tempos mais recentes, para citar alguns fatores determinantes. Por isso mesmo, além de surpreender pelo que continha de inesperado, o anúncio do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos porcentuais para carros estrangeiros tem provocado uma onda de indignação. Sob a alegação de estimular a criação de empregos e equilibrar a balança comercial, o governo, de uma tacada só, pode levar o País a recuar 20 anos. Além de prejudicar empresas, a marcha à ré vai pesar no bolso de milhões de brasileiros, que serão obrigados a pagar entre 25% e 28% a mais por automóveis fabricados fora do Brasil (à exceção do México e dos países do Mercosul, que não precisam se submeter ao aumento da tributação). “A medida é claramente um retrocesso”, diz Sergio Habib, presidente da chinesa JAC Motors.
    O argumento da geração de postos de trabalho não sustenta uma análise mais profunda. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras instaladas no País empregam 144,7 mil pessoas, do chão de fábrica aos escritórios. O interessante é que a maior parte dos empregos do setor vem da distribuição, e não das plantas industriais. As redes de concessionárias são diretamente responsáveis por 376 mil trabalhadores, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nessa conta, entram as redes dos fabricantes nacionais, mas também estão os importadores que montam estruturas para atuar no Brasil. Apenas a JAC, que chegou ao mercado brasileiro em março de 2011, emprega 2,5 mil pessoas. Desde então, a empresa investiu R$ 380 milhões no País, valor desembolsado em ações de marketing e na abertura de 35 concessionárias. Se a mordida tributária subir da forma como planeja o governo, aportes futuros poderão ser revistos. A JAC tem pronto um projeto de construção de uma unidade no Brasil ao custo de R$ 900 milhões. Como ficam os planos da companhia? “Da maneira como o decreto foi feito, não dá para fazer fábrica no Brasil”, afirma Habib.
    Na indústria automobilística atual, qualquer montadora, antes de construir uma planta em um país, inicia o processo com a importação e a instalação de uma rede de concessionárias. A lógica diz que é preciso medir a receptividade do mercado para alcançar um volume que sustente uma linha de produção. Foi assim com Honda, Toyota, Nissan, Peugeot, Citroën e Mitsubishi. Se o governo dificultar a entrada de carros importados, diminuem as chances de novas empresas chegarem ao País. Nesse ciclo negativo, investimentos serão perdidos – e empregos, desperdiçados. O presidente da Mercedes-Benz para a América Latina (empresa que, a propósito, fabrica veículos no Brasil há mais de cinco décadas), Jüergen Ziegler, reforça esse raciocínio. Segundo ele, a medida não vai atrair recursos para o Brasil. Ao contrário, vai afastá-los. Ziegler diz que o aumento do IPI vai levar investimentos, antes previstos para o Brasil, para o México. Como esse país não foi afetado pelo aumento do imposto e faz parte do bloco comercial Brasil/Argentina, as montadoras interessadas em construir fábricas por aqui serão seduzidas a colocar dinheiro em território mexicano, onde, aliás, os custos de produção são menores.
    Se a economia como um todo perde, o cidadão comum também vai sofrer os efeitos negativos da decisão do governo. “Como sempre neste País, quem vai pagar a conta desse decreto é o consumidor”, diz José Luiz Gandini, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), que comanda a Kia no Brasil. Segundo Gandini, o imposto mais caro resultará em uma alta de até 28% nos preços dos automóveis. “O aumento do IPI rompe o direito do consumidor de fazer sua melhor opção”, diz João Doria Jr., presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). Enquanto a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo defende a medida retrógrada do governo, o LIDE vai no caminho oposto. “O ideal seria estimular o mercado nacional e os importadores a implantar indústrias com produção no Brasil em um prazo de até dois anos”, diz Doria. O presidente da Audi no Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff toca em outro ponto. “A competitividade não pode ser assegurada por um protecionismo que desestimule a oferta ao consumidor”, diz.
    O que explica o crescimento impressionante da venda de importados nos últimos anos? A resposta é fácil: preço associado à qualidade. Essa combinação fez com que, nos últimos seis anos, a participação de carros estrangeiros quadruplicasse no mercado brasileiro. Chineses, coreanos e alemães, que lideram o avanço do bloco internacional, trouxeram conceitos novos ao País, como garantia de longo prazo, equipamentos de segurança que viraram itens de série (airbag e freio ABS) e design diferenciado. Por que privar os brasileiros de tudo isso? “Hoje, o consumidor tem a opção de ter um importado atualizado, com garantia de cinco anos, em vez de um nacional obsoleto, com design ultrapassado”, diz Gandini. “A culpa desse cenário é da indústria nacional, que, há muito tempo, parou de investir em tecnologia.”
    Dificultar o ingresso de produtos estrangeiros é uma medida irmã do atraso. Basta lembrar como era o Brasil nos anos 80, com um parque industrial retrógrado, pouco competitivo e incapaz de produzir itens cobiçados no mercado internacional. O aumento da presença de empresas brasileiras no Exterior é resultado do aprimoramento tecnológico de nossas indústrias e essa foi uma conquista que não veio ao acaso. É fruto do conhecimento introduzido inclusive por grandes grupos internacionais. Medidas protecionistas não são afeitas a países que crescem e se desenvolvem – são praticadas apenas por nações que perderam o curso da história. Para Gilberto Braga, professor de finanças do Ibmec-RJ, há o risco de o caso desencadear embaraços internacionais. “Ele cria uma espécie de reserva de mercado, o que pode levar o Brasil a sofrer algum grau de retaliação na Organização Mundial do Comércio”, diz ele. Detalhe alarmante: o governo aumentou impostos em um país já recordista nesse quesito. Enquanto a carga tributária brasileira pesa 30,4% no preço final do carro, nos Estados Unidos a fatia é de 6,1%. Na Europa, a contribuição gira em torno de 16%. No Japão, é de 9%.
    Na quinta-feira 22, dois passos importantes foram dados para que a medida seja revista. A Justiça Federal do Espírito Santo suspendeu a cobrança do IPI maior por 90 dias, atendendo a um pedido da chinesa Chery. Com essa liminar, o imposto mais caro só passa a valer a partir de 15 de dezembro, 90 dias após a publicação do decreto. Em Brasília, representantes da Abeiva se reuniram com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, para discutir o assunto. Saíram do encontro com a promessa de que as reivindicações da Abeiva serão analisadas. Diante da força dos argumentos contrários ao aumento da alíquota do IPI, espera-se que o governo seja sensível às reclamações. E que continue colocando em prática medidas sensatas como as do passado recente.

OS CORREGEDORES DA HISTÓRIA - Percival Puggina 
            O Congresso Nacional se encaminha para aprovar a criação da Comissão da Verdade. Saído do forno da Câmara na última quarta-feira, o projeto segue, agora, para o Senado Federal, de onde rumará para sanção presidencial. Pelo projeto, caberá à presidente Dilma a tarefa de indicar todos os sete membros da Comissão. Como é que é? Todos? Sim, todos. Foi-lhe vedado, apenas, nomear quem exerça "cargo no Executivo e em partido, quem não tenha condições de atuar com imparcialidade e quem esteja no exercício de cargo em comissão ou função de confiança".  Esta foi a contribuição do DEM para o projeto. Imagino que o deputado ACM Neto, depois de vê-la aprovada, deve ter ido dormir tranquilo, convencido de que a exigência proposta por ele confere à comissão a dignidade, a isenção e a inteireza do melhor mármore de Carrara. Pois sim!
            Barbadinha a tarefa de Dona Dilma. O que mais existe em relação aos episódios a serem apurados é imparcialidade. Vai sobrar gente imparcial na lista dos querendões. Uma vez nomeados pelas mãos todo-poderosas da presidente para uma tarefa árdua e contínua de dois anos, os sete "corregedores" da história, certamente muito bem remunerados, mas sem peias nem gratidões, farão o trabalho com alma, luvas, retortas e cadinhos de cientistas em seu laboratório. Aliás, quem conhece alguma coisa sobre como a história acontece e sobre a história que se conta há de saber que atribuir a detecção da verdade a um grupo de sete pessoas é expressão de indizível petulância. Como resultado do trabalho da Comissão, presume-se, haverá verdades decididas por sete a zero e verdades decididas por quatro a três. Em quaisquer escores, contudo, o que emergir será verdade evangélica, obra de redatores ungidos e sagrados, sobre cuja posição nada se poderá arguir sem contrariar o que já está decidido na lei que os nomeou. Qualquer versão diversa será, oficialmente, uma mentira cabeluda.
            Ouvi vários pronunciamentos durante a discussão da matéria na Câmara dos Deputados. Quase todos a favor. Ou marcados por aquela moderação benevolente e contida de quem sabe que já ganhou e não quer marola, ou espumando os ódios habituais e ancestrais. Durante aquela sessão plenária foi posta em marcha, ante e mediante um singular tribunal da história, a canonização de guerrilheiros que, integrando organizações assumidamente comunistas, teriam pegado em armas para lutar até a morte pela democracia. E que, para isso, foram treinados em Cuba, Pequim e Moscou. O único argumento posto contra quem se atreveu a expor tamanha obviedade foi riso e vaia... Riso e vaia de puro amor à verdade! É o mesmo amor à verdade que inspira tantos e tantos professores - de história e de qualquer outra coisa - em sala de aula, a moldar a história brasileira e universal ao seu gosto, como se fosse um lego. Encaixam às peças à gosto e jogam fora as que não agradam. E só por escrever isto e jamais ter negociado meu senso crítico pelo sorriso benevolente de quem quer que seja, eu já me torno um autor politicamente incorreto, como politicamente incorreta estará qualquer perspectiva não canônica dos fatos de 1964 e adjacências.
            Reconto o episódio a seguir para quem não o leu num artigo que escrevi em março. Uma senhora foi a Cuba. Senhora de esquerda, do tipo que usa brinco com estrela. Foi cheia de entusiasmo para conhecer a imagem viva do seus afetos ideológicos. O refúgio do companheiro Zé Dirceu. O paraíso caribenho de Lula. A terra do socialismo real. Quando retornou, a família caiu-lhe em cima com suas curiosidades. Longos silêncios, muxoxos e frases desconexas eclodiram, depois de alguns dias, neste desabafo restrito ao circuito mais íntimo: "Tá, aquilo é uma droga. Mas eu não posso ficar dizendo, tá?". Tá, madame. Yo la entiendo. A verdade sobre Cuba fica entre quatro paredes. Agora, vamos cuidar da verdade sobre o Brasil, é isso? Se uma simples militante age assim, o que farão os corregedores da história escolhidos a dedo e lupa por Dona Dilma, aspirante a santa padroeira dos guerrilheiros nacionais?

Curiosidades/Relaxe

Por que os aviões a jato deixam marcas no céu?
Por causa do rápido resfriamento dos gases provenientes da combustão de seus motores. O vapor de água desses gases se transforma rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.

O que significa a sigla R.I.P, usada em caixões e cemitérios estrangeiros?
O R.I.P. presente em cemitérios de alguns países de língua inglesa são as iniciais da frase Rest in Peace, que significa "descanse em paz". Em inglês, a palavra rip também pode ser um substantivo - denotando fenda ou corredeira de água. Empregada como verbo, rip significa rasgar, cortar ou serrar. A expressão é uma derivação do latim Requiescat in Pace.

Um dia joão estava enfrente a igreja com uma vara matando formiguinhas e falando : PORRA ERREI, PORRA ERREI . Ai chega um padre e fala para o menino: Filho não mate essas formiguinhas ele olha para cara do padre e continua: Porra errei porra errei.
Ai cai um trovão lá de cima em cima do padre .
Ai vem uma voz : - POOOOOOORRA ERREI !

Os passageiros entram na aeronave, se acomodam em seus lugares e logo em seguida entra o comandante usando óculos escuros e segurando uma bengala. Ao vê-lo, a comissária de bordo aproxima-se dele, toca-lhe braço, o comandante põe mão sobre o ombro dela e seguem os dois em direção à cabine de comando. Pouco depois, entra o co-piloto, também de óculos escuros, segurando a coleira do seu cão. A comissária aproxima-se, acomoda o cão num compartimento especial, o co-piloto põe a mão sobre o ombro da comissária e os dois seguem em direção à cabine.
Alguns passageiros ficam um tanto preocupados com o perfil da tripulação, mas a maioria não percebe nada diferente. A comissária  fecha a porta da aeronave, faz a inspeção dos passageiros para assegurar-se de que todos estão com o cinto e senta-se em seu lugar.
A aeronave dirige-se para a cabeceira da pista, os motores roncam e lá vai ganhando velocidade. Vai cada vez mais rápido, e ganhando velocidade, e ganhando velocidade, mas nada de sair do chão. Nisso, os passageiros percebem que já estão quase no finzinho da pista e nada de a aeronave decolar. E alívio de todos. Nesse momento, o comandante fala para o co-piloto:
- Qualquer dia desses essa turma não grita na hora certa e aí estamos perdidos.

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