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segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Atualizado o Perguntas e Respostas do Simples Nacional -> Novas regras no preenchimento da GFIP -> O desafio do Contabilista em 2012 -> Ex-presidentes preservam legado com recursos públicos e privados

CHARGE DE 2004



O fruto nunca cai longe da árvore

" Num mundo culto temos uma conduta florida, e num mundo inculto temos discursos floridos. " 
- Confúcio

Atualizado o Perguntas e Respostas do Simples Nacional
- http://www.contabeis.com.br/noticias/4259/atualizado-o-perguntas-e-respostas-do-simples-nacional/

    Informamos que o Perguntas e Respostas do Simples Nacional foi atualizado com as alterações da Lei Complementar 139, de 2011.
    Além da revisão de todo o conteúdo, foram acrescentadas novas perguntas sobre opção, cálculo, parcelamento, dentre outras, e incluídos novos temas como “Declarações a partir de 2012” e Obrigações Acessórias do MEI”.
    O Perguntas e Respostas está disponível neste Portal, no menu “Sobre o Simples Nacional”.

Novas regras no preenchimento da GFIP - http://www.contabeis.com.br/noticias/4254/novas-regras-no-preenchimento-da-gfip/

    Foram divulgados os procedimentos a serem observados no preenchimento da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) pelas empresas que prestam exclusivamente os serviços de Tecnologia da Informação (TI).
    Foram divulgados os procedimentos a serem observados no preenchimento da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) pelas empresas que prestam exclusivamente os serviços de Tecnologia da Informação (TI), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como pelas empresas que fabricam alguns dos produtos classificados na lista TIPI, as quais tiveram a base de cálculo de contribuições previdenciárias substituída pela receita bruta, até que ocorra a adequação do sistema.
    As contribuições substitutivas das contribuições previdenciárias patronais incidentes sobre a receita bruta deverão ser recolhidas em Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
    Lembre-se que, a partir de 1º.12.2011 e até 31.12. contribuição previdenciária de 20% calculada sobre o total da folha de pagamento de empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais das empresas que prestam exclusivamente os serviços de TI e TIC, será substituída pela aplicação da alíquota de 2,5% sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.
    No mesmo período as empresas que fabricam alguns dos produtos da lista Tipi terão as mesmas contribuições previdenciárias substituídas pela aplicação da alíquota de 1,5% sobre a mesma base de cálculo.

O desafio do Contabilista em 2012
- http://www.sinescontabil.com.br/noticias/2011/12/23/23-12-11-o-desafio-do-contabilista-em-2012.html - Eduardo Heleno Valadares Abreu - Presidente do Sinescontábil/MG

    Com a chegada de um novo ano, é de se esperar que as pessoas façam uma retrospectiva de tudo o que alcançaram nos últimos doze meses e projetem as suas expectativas para o futuro, buscando consertar seus erros e se preparar para as oportunidades que virão. Obviamente, ninguém possui uma bola de cristal para revelar o que acontecerá em 2012, porém fazer um planejamento é fundamental para se precaver e tomar as decisões corretas.
    Para nós, contabilistas, estar preparado é ainda mais importante, especialmente se considerarmos as inúmeras mudanças pelas quais a classe contábil passou nos últimos anos. Por isso, vale destacar alguns dos desafios que o ano de 2012 nos reserva.
    Desde 2007, a Contabilidade brasileira passa por um processo acelerado de harmonização aos padrões internacionais, de modo que, apesar de alguns pontos ainda permanecerem obscuros, já somos um dos países mais avançados na convergência com os pronunciamentos do IASB (International Accountant Standards Board).
    Nesse sentido, a grande novidade para esse ano é a de que agora não serão apenas as empresas privadas que deverão se submeter ao processo de harmonização. A partir de 2012, os gestores públicos terão que adequar os seus procedimentos contábeis aos International Public Sector Accounting Standard (Ipsas), no Brasil conhecido como Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público – NICSP.
    O Nosso sócio fundador Dr. Agnaldo Correa e nosso futuro diretor Glauber Louzada Sanches já estão preparando uma escola para treinar os contabilistas das prefeituras municipais e autarquias, em breve iremos dar maiores informações aguardem.
    Tendo em vista o atraso da nossa contabilidade pública atual, isso significa um grande desafio para os contabilistas que atuam nesse setor. Será um impacto ainda mais significativo do que o sofrido pelos colegas da área privada com a implantação das IFRS (ou NIC – Normas Internacionais de Contabilidade), entretanto, a longo prazo, será bom para a população, que terá informações contábeis mais transparentes, e para o próprio governo, que terá uma maior facilidade de se comunicar com organismos internacionais (mercados, investidores e financiadores, por exemplo).
    Às vésperas de grandes eventos esportivos que serão sediados em nosso país, essa é uma mudança necessária para o Brasil, mas que, em contrapartida, exigirá uma dedicação muito maior dos profissionais contábeis, os quais deverão investir, mais do que nunca, em qualificação.
    Oportunamente, 2012 haverá o terceiro exame de suficiência do CRC, a prova já foi realizada em duas edições e que, embora não consiga garantir a qualificação de todos os profissionais contábeis, ajuda a nivelar a qualidade dos novos bacharéis e técnicos em contabilidade que adentram ao mercado.
    Os índices de aprovação nas edições de 2011 do exame de suficiência foram vergonhosos, por isso o grande desafio das instituições de ensino neste ano é o de utilizar essas experiências para preparar melhor os seus alunos não só para a prova do CFC, mas, principalmente, para o mercado de trabalho.
    O Sinescontábil/MG já fundou o curso Exame de Suficiência de 2012 que terá seu inicio em 23/01/2012 e termino 28/02/2012 com a carga horaria de 92 horas aulas para Técnico Contábil e 150 horas para bacharel em Ciências Contábeis.
    Entretanto, cabe ressaltar que a necessidade de qualificação não é exclusividade dos recém-formados. Mais do que nunca, está na hora dos profissionais mais antigos buscarem se atualizar, seja fazendo uma pós-graduação, um curso de extensão ou mesmo um workshop. Também é vital que os contabilistas que ainda não sabem utilizar o computador façam um curso de informática o mais rapidamente possível. Com o avanço do SPED, o contador que escritura em livros de papel tende a virar peça de museu.
    O Sinescontábil/MG também programou o curso de qualificação profissional que terá inicio no dia CURSO PRÁTICO ROTINAS DO DEPARTAMENTO FISCAL – INICIANTES que ficou a cargo da mais nova revelação contábil mineira Dr. Andréa Siqueira que poderá ver melhor em nosso site basta clicar aqui.
    O décimo segundo ano do milênio também deve ser marcado por um grande avanço nas produções acadêmicas e científicas na área contábil, com a realização do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade em Belém do Pará. Como de costume, o evento deve reunir importantes personalidades do mundo contábil em palestras, workshops, debates e exposições de trabalhos e pesquisas. Será uma excelente oportunidade para que estudantes e profissionais se atualizem sobre as principais novidades do cenário acadêmico.
    Algumas pessoas acreditam que o mundo irá acabar em 2012, porém, para a Contabilidade, ela está só começando. Sem dúvida, serão muitos os desafios, mas eles servirão apenas para fortalecer ainda mais a nossa classe contábil. Que esse ano seja repleto de conquistas para todos nós!
    Iremos proferir em breve uma palestra online sobre o SPED FISCAL – que ficará a cargo também de uma grande revelação contábil mineira Dr. Filemon Augusto de Oliveira esta palestra será gratuita e solicitamos a todos que nos ajude a divulgar, principalmente a seus clientes para verem a responsabilidade do contabilista e que o valorize.
    Desejamos a todos um feliz natal e um vindouro 2012. É o que deseja toda a diretoria do Sinescontábil/MG. Clique aqui.

Ex-presidentes preservam legado com recursos públicos e privados
- http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5531392-EI7896,00-Expresidentes+preservam+legado+com+recursos+publicos+e+privados.html
    Raros presidentes do Brasil ambicionaram perpetuar-se mediante instituições autopromocionais. Após o período dos estadistas militares, a vaidade inflou as veias e artérias dos sucessores, investidos como paladinos da democracia, com a criação de entidades que mais servem à egolatria. Alguns foram reeleitos e tiveram notável enrriquecimento pessoal, que poderiam desembolsar em favor de suas fundações, imitando colegas de outros países. (OI/Brasil acima de tudo)
    Com o intuito de preservar o legado e se manterem ativos nas discussões e propostas sobre políticas públicas, os ex-presidentes da República encontram nos institutos e fundações que criam ao deixar o poder uma forma de continuar em voga. Os recursos para manter essas entidades provêm de parcerias com outras organizações, do Brasil e do exterior, de isenções fiscais, recursos públicos, doações, além de projetos financiados pela iniciativa privada.
    As entidades são uma forma de continuar atuando politicamente, de forma suprapartidária, propagando experiências vitoriosas no Executivo, mas amparados por um caráter institucional que esses institutos e fundações passam a lhes dar. Nos casos de Lula e Fernando Henrique Cardoso, muito desse trabalho se dá, ou dará, no âmbito internacional com países latinoamericanos e africanos, já que ambas entidades, de forma geral, têm como foco as discussões de políticas públicas e aproximação com nações desses continentes.
    "Geralmente, quando um presidente da República deixa a presidência, continua fazendo política (...) Pelo fato de ter ocupado a Presidência da República há uma exposição e é conhecido internacionalmente. Os institutos são uma forma de continuar apresentando as experiências que teve como presidente da República, propondo políticas públicas, fazendo política, uma forma de continuar politicamente atuante, até independente do partido que ele ocupa", analisa o mestre em ciência política e sócio da Arko Advice Analise Estratégica, Cristiano Noronha.
    "É um olhar para o passado e para o futuro. De passado porque defende o legado, vende a ideia de disseminar políticas públicas vitoriosas do governo, e de futuro porque é uma forma de continuar atuando, mas por meio de uma instituição, não apenas individualmente. De certa forma, isso dá mais peso institucional para a atuação, não é apenas um político fazendo política".
Fundação Jósé Sarney
    No entanto, apesar de terem um objetivo nobre, ao menos no papel, nem todas agem de acordo com o que pregam. É o caso da Fundação José Sarney, criada em 1990, e estatizada no mês passado pelo governo do Maranhão.
    Esta é, de longe, a mais polêmica de todas as entidades ligadas a ex-presidentes. A fundação foi acusada de desvios de recursos da Petrobras, funcionava em um prédio histórico (Convento das Mercês, fundado em 1654) que foi devolvido ao patrimônio público em 2009 por ordem da Justiça e mesmo depois de extinta ainda recebe pagamentos do governo do Maranhão por aluguel de imóveis.
    O governo não diz quanto a estatização custará aos cofres públicos, mas, desde 2009, a Fundação José Sarney recebeu mais R$ 626 mil pelas locações. Os últimos pagamentos datam de novembro de 2011. De acordo com o texto da lei que oficializou a estatização, Sarney pode indicar integrantes do conselho curador, que tem poder de veto em questões relativas ao patrimônio. Apesar de contatos por email e telefone, a secretaria de Educação, responsável pela estatização, não deu resposta.
Instituto Cidadania (Lula)
    No entanto, cada caso é um caso. O Instituto Cidadania, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passa por processo de reestruturação, que inclui a mudança do nome para Instituto Lula. A entidade, criada no final da década de 90, teve suas atividades paralisadas em 2005. Os recursos para seu funcionamento atual vêm de sobras que haviam sido depositados em um fundo da entidade antes da pausa.
    Segundo a entidade, após nova formatação não serão utilizados recursos públicos, apesar do estatuto permitir essa forma de financiamento. A assessoria de imprensa diz que o objetivo é manter as portas abertas para convênios com entidades de outros países.
    A entidade informa que não conta com dinheiro ou pessoal do PT. No entanto, quando Lula realiza atividades partidárias, quem arca com os custos é o partido. No caso das palestras, Lula possui uma empresa própria, a LILS Palestras, Eventos e Publicações, que não tem relação com o instituto. Como ainda está em fase de formatação, o instituto ainda não sabe qual será o valor dos recursos que terá disponíveis para os projetos.
Instituto FHC
    O Instituto Fernando Henrique Cardoso foi criado no dia 22 de maio de 2004, logo após o tucano deixar a presidência. Desde a formação possui um fundo por meio da qual são feitas as doações para a manutenção das atividades regulares. O projeto de manutenção e digitalização do acervo do ex-presidente é feito com recursos captados por meio da Lei Rouanet. Os demais projetos são realizados em parceria com entidades brasileiras e estrangeiras. O balanço anual é auditado pela PricewaterhouseCoopers, mas não costuma ser divulgado.
    O ex-presidente é integrante vitalício do instituto e integra o conselho curador. Seu escritório de trabalho fica na sede da entidade, no Edifício CBI-Esplanada, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. A assessoria enfatiza que as palestras que o ex-presidente realiza são compromissos particulares e não tem relação com o trabalho realizado na fundação.
Instituto Itamar Augusto Franco
    A entidade do político nascido em Juiz de Fora (MG) foi criada em 15 de dezembro de 2002 com o intuito de promover estudos e pesquisas sobre políticas públicas, promover a cultura e o folclore de Minas Gerais entre outros objetivos.
    Segundo Neusa Mitterhoff, que era secretária particular de Itamar, e hoje trabalha no instituto, o ex-presidente sempre teve interesse de doar seu acervo para alguma instituição pública. Após sua morte, em julho de 2011, suas filhas doaram o material à Universidade Federal de Juiz de Fora, que criou um memorial do ex-presidente. Com isso, o material passou a ser organizado no prédio do Museu do Crédito Real, após assinatura de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.
Fundação Presidente Tancredo Neves
    A Fundação Presidente Tancredo Neves foi criada em 1987 com o objetivo de preservar a memória do ex-presidente, que morreu antes mesmo de assumir o cargo, em 1985.
    A entidade é responsável pela organização e manutenção do memorial localizado em São João Del Rei (MG), cidade onde Tancredo nasceu. Seus filhos dirigem a fundação, que conta com apoio de bancos e mineradoras do setor privado para a realização de suas atividades.

Reflexao/Curiosidades/Relaxe


A ESCOLA DOS BICHOS
- http://textos_legais.sites.uol.com.br/a_escola_dos_bichos.htm - Rosana Rizzuti

    Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
    O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
    E assim foi feito, incluíram tudo, mas... cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
    O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa, Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"... coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
    O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma topeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
    Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
    Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
    Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.
RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.

Eleição do papa Gregório X levou dois anos - A eleição mais longa de um papa começou em 1268, quando morreu Clemente IV. Dois anos depois, os cardeais ainda não tinham chegado a um acordo. Foram então encerrados em um aposento sem teto, para que padecessem com o frio e a chuva, e só tinham como alimento pão e água. Em poucos dias, elegeram Gregório X.

Maior eleição de todos os tempos envolveu 315 milhões de eleitores na Índia - As maiores eleições do mundo ocorreram na Índia, em 20 de maio de 1991, quando renovou-se a Lok Sabha, que corresponde à nossa Câmara Federal. Votaram mais de 315 milhões de eleitores, para eleger 543 deputados entre 359 partidos. Havia 565 mil mesas eleitorais, atendidas por cerca de 3 milhões de mesários.

RACIOCINIO RÁPIDO - Para testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou colocar 500 reais a mais no salário dele. 
    Passam os dias, e o funcionário não relata nada. 
    Chegando no outro mês, o dono faz o inverso: manda tirar 500 reais. 
    No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele:
    - Doutor, acho que houve um engano e me tiraram 500 reais do salário. 
    - É ? Curioso Sr. Paulo Pires, que no mês passado eu coloquei 500 a mais e você não falou nada.       - É que um erro eu tolero, doutor, mas DOIS, eu acho um absurdo !

AÍ A BRIGA COMEÇOU... - Quando cheguei em casa ontem a noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar caro.
    Então eu a levei ao posto de gasolina.
    Aí a briga começou...


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